Conceituação
Do café da manhã ao jantar, a marca Renata se faz presente na mesa das famílias brasileiras. Desde 1964, a empresa é conhecida nacionalmente por produzir diversos itens e ingredientes que dão um toque especial a receitas e momentos, desde farináceos e massas, a biscoitos, azeite e muitos outros produtos marcantes.
Motivação
Para dar continuidade a essa história repleta de tradição e afeto, a Horta Filmes foi procurada para desempenhar o seu já reconhecido papel no mercado gastronômico, com o intuito de realizar uma nova construção de filmes, que seriam publicados nas redes sociais e portal de receitas da Renata, a fim de retratar sabores e emoções.
Hora de pôr a
mão na massa
Desafio, Estratégia e Ação
Antes de criarmos os filmes, estudamos quem era a marca Renata, qual era o seu mood, tanto visual quanto de linguagem, e como poderíamos representar tudo isso através do audiovisual.
Com o objetivo de mudança em mãos, e respeitando um dos principais pilares da marca, a sofisticação, característica de um produto com padrão mais elevado, a direção de arte foi aprimorada, trazendo objetos suntuosos e que se destacam, principalmente quando chegamos ao resultado do vídeo: um prato montado, produzido com princípios de food styling, composto com utensílios de alto padrão, elementos refinados e alinhados à paleta de cores da marca.
Participação estratégica na
construção de novos filmes
Mudança de mood
e estilo de filme
Quanto ao material produzido, buscamos aperfeiçoar os elementos estéticos, alinhados à identidade da marca. A construção de linguagem dos vídeos se baseou em um visual mais sóbrio e requintado, fazendo uso de luz e sombra para acrescentar um tom mais romântico à produção, unido a uma edição que, por vezes, utiliza-se do slow motion para evidenciar os pequenos gestos ao cozinhar e trazer foco ao produto em cena. Por fim, a trilha sonora reforça os objetivos buscados ao usar composições harmoniosas e elegantes.
Para além de todas as técnicas visuais apresentadas, as receitas compartilhadas em vídeo são criadas e roteirizadas por uma Chef de Cozinha, com o intuito de entregar não só beleza, mas também funcionalidade. Todo e cada detalhe foi, e continua sendo, pensado para apresentar a qualidade dos produtos Renata e gerar conexão com os consumidores. em, e como poderíamos representar tudo isso através do audiovisual.
Uso de técnicas específicas
para evidenciar cada produto
Roteirização com
quem entende de gastronomia
Parceria que deu frutos!
Desde 2021, a Renata produz conteúdos mensais com a Horta Filmes. Até então, já foram produzidos mais de 300 filmes.